Mestrado Profissional
ACOMPANHE AS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO AO FINAL, LOGO ABAIXO DO EDITAL.
O curso é direcionado exclusivamente para profissionais que atuam em funções de planejamento e gestão dos níveis centrais da SES/RJ, da Fundação Saúde/RJ e das Secretarias Municipais de Saúde Regiões da Baixada Litorânea e Centro-Sul Fluminense. Vagas para outros municípios serão oferecidas em futuras promoções.
Confira o Aditivo ao Edital que prorroga o prazo de inscrição até 11 de novembro e amplia o perfil dos candidatos.
NOTA DE ESCLARECIMENTO:Em relação ao processo seletivo para o Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva / área de concentração Política, Planejamento e Administração de Saúde, no âmbito do Convênio firmado com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ), com início no 1º semestre de 2021, esclarecemos que o curso é direcionado exclusivamente para profissionais que sejam funcionários e servidores contratados e/ou concursados e que atuam em funções de planejamento e gestão dos níveis centrais da SES/RJ, da Fundação Saúde/RJ e das Secretarias Municipais de Saúde Regiões da Baixada Litorânea e Centro-Sul Fluminense.Não são, assim, admitidas candidaturas de funcionários comissionados sem contrato ou vínculo permanente.
NOTA DE ESCLARECIMENTO (2) DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO:Tendo em vista o atual momento da gestão SES-RJ, a Assessoria Jurídica da SES-RJ inviabilizou temporariamente a participação de candidatos que possuam exclusivamente cargo comissionado, funcionários celetistas/contratados e bolsistas para a próxima turma. Desse modo, realizaremos essa conferência para assinatura da liberação institucional da SES-RJ, por meio do formulário [Formulário de liberação institucional] que será amplamente divulgado aos interessados: https://forms.gle/NFYhVMCb9SorgDWi8.Entendemos a importância de todos os profissionais, independente do vínculo jurídico com a SES-RJ ou demais instituições, participarem do processo seletivo. Entretanto, o setor jurídico foi bem específico quanto ao vínculo obrigatório para a próxima turma: apenas servidores efetivos/estatutários ou empregados públicos mediante provimento de concurso. Trata-se de uma recomendação que leva em consideração a questão de estabilidade do profissional para realização e conclusão do curso. Todavia, essa questão será analisada posteriormente pela área técnica responsável a fim de garantir a participação de todos que trabalham com gestão ou planejamento de saúde.
Edital completo, Informações gerais sobre o Programa (DELIBERAÇÃO UERJ No. 62/2019) e sobre o Corpo Docente do Departamento de Planejamento e Administração em Saúde podem ser obtidas no endereço http://www.ims.uerj.br/.
16/11/2020 – Resultado da homologação das inscrições e isenção da prova de inglês.
19/11/2020 – Resultado da prova de inglês.
19/11/2020 – 16h – Resultado dos recursos sobre o resultado da prova de inglês.
02/12/2020 – 12h – Resultado da prova de conhecimentos específicos. (atualizado em 15/01/2021)
04/12/2020 – 15h – Resultado dos recursos sobre o resultado das provas de conhecimentos específicos.
19/01/2021 – 12h – Resultado da Análise das solicitações de ingresso pelo sistema de cotas.
09/02/2021 – 15h – Cronograma das Arguições.
05/03/2021 – 12h – Resultado Fase 2 – análise de currículo lattes, carta de intenções e arguição.
08/03/2021 – 15h – Resultado do recurso ao resultado da Fase 2.
10/03/2021 – 12H – Resultado final – aprovados e classificados.
12/03/2021 – 13h – Aviso de adiamento de matrícula.
17/03/2021 – 22h – Novo período para matrícula.
- Detalhes
O Mestrado Profissional em Administração em Saúde (PMPAS-IMS/UERJ) do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social (PPGSC-IMS/UERJ) foi o primeiro no país. A partir da experiência do IMS do curso de Administração Hospitalar lato sensu, em 2000, foi oferecida a primeira turma de mestrado profissional na área da Saúde Coletiva para o Ministério da Saúde. A Deliberação nº 62/2019 modifica o curso, que passa a ser denominado de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva.
O objetivo geral do MPSC-IMS/UERJ tem sido, desde sua criação, desenvolver uma reflexão interdisciplinar e crítica sobre o processo saúde/doença em suas múltiplas dimensões e sobre as políticas de saúde no Brasil, bem como desenvolver estudos, métodos e técnicas para subsidiar tais políticas. Sua função primordial, no caso do mestrado profissional, é a formação de pessoal capacitado para a avaliação e gestão de sistemas e de tecnologias em saúde, epidemiologia e vigilância em saúde, nos diferentes níveis de governo e administração dos serviços de saúde, através de conhecimentos e habilidades relacionados ao desempenho das funções de gestão e planejamento e à capacidade de tomada de decisão relativos à incorporação e gerenciamento do parque tecnológico existente.
Este mestrado possui atualmente três áreas de concentração: Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; e Política, Planejamento e Administração em Saúde.
As turmas são abertas em função de demandas vindas do Ministério da Saúde e outras instâncias do SUS. Desta forma, não é um curso com entrada regular, e a abertura de novas turmas ocorre conforme parcerias e acordos estabelecidos entre as instituições e o IMS/UERJ. O prazo máximo para integralização do curso é de 24 meses.
- Detalhes
Adriana Fernandes Ferreira
Alessandra Georgia Carrazêdo Torres
Bernardo Giecht Rodrigues Costa
Camila de Souza Cardoso Ferreira
Carmem Veronica Sampaio Ribeiro da Silva
Clarice Gdalevici Miodownik
Dayanne Silva de Lucena
Gabriele Santos da SIlva
Indaiara Ribeiro Cesário
Izabela Ribeiro
Jacqueline Toledo Hosken
Josiane Ribeiro da Silva Medrado
Lucila Catanante Medeiros
Luiz Octávio Martins Mendonça
Marcella Siqueira Azevedo Claussen
Marilene Ribeiro da Silva
Renata Tostes Duque da Silva
Rita de Cássia Mello Guimarães
Sabrina Martins Guimarães Liberto Linares
Solange Ventura Biato
- Detalhes