Policy Briefing - Análise do custo da graduação em medicina no Brasil
Em sequência às propostas discutidas no seminário “Custo da formação médica no Brasil” realizado em 2019 e ao trabalho de pesquisa desenvolvido neste período, Mario Dal Poz, (IMS/UERJ), Leila Senna Maia (IMS/UERJ), Dércio Santiago da Silva Jr. (FEN/UERJ) e Laylla Ramalho (FEN/UERJ) elaboraram o Policy Briefing "Análise do custo da graduação em medicina no Brasil".
Apesar da relevância da formação de RHS e em especial a formação em medicina no Brasil, é quase inexistente a produção acerca de metodologia aceita ou aplicável para o cálculo de custos para educação médica que subsidie o processo de decisão política e financeira para a abertura e funcionamento de escolas médicas. Da mesma forma, são escassos os estudos que avaliam os custos (públicos e privados) da formação, sua relação com o mercado de trabalho e o alcance de objetivos de políticas públicas.
Em sequência às propostas discutidas no seminário “Custo da formação médica no Brasil” realizado em 2019 e ao trabalho de pesquisa desenvolvido neste período, Mario Dal Poz, (IMS/UERJ), Leila Senna Maia (IMS/UERJ), Dércio Santiago da Silva Jr. (FEN/UERJ) e Laylla Ramalho (FEN/UERJ) elaboraram o Policy Briefing "Análise do custo da graduação em medicina no Brasil"
O desenvolvimento de metodologia generalizável pode ser capaz de determinar os custos incorridos pelas instituições de educação superior na formação de médicos nas diferentes regiões do Brasil, e assim contribuir de maneira crítica para o processo de planejamento da formação médica, garantir maior qualidade dessa formação, bem como apoiar o alcance das metas de cobertura e acesso universal do sistema de saúde.