Nota de pesar pelo falecimento do Professor Ruben Araujo de Mattos
Faleceu neste 25 de dezembro, no Rio de Janeiro, Ruben Araujo de Mattos, professor associado do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). O entusiasmo com que ensinava, a dedicação e diálogo com seus alunos e o debate intelectual intenso com os colegas na academia ficarão gravados. Mas, por onde passou, o sentimento principal é a perda de “uma grande pessoa, com grande coração”.
Ruben graduou-se em Medicina na UERJ, em 1981, e seguiu sua carreira acadêmica na mesma universidade, tornando-se mestre em Medicina, na Área de Concentração Medicina Social (1988), e doutor em Saúde Coletiva (2000). Era professor do IMS/UERJ desde 1985, e foi diretor do instituto de 2004 a 2007. Foi médico do antigo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), atuando no Hospital Geral de Nova Iguaçu de 1982 a 1990.
“Ruben, além de um grande mestre, foi um defensor incansável do SUS. Com seu jeito crítico, mas apaziguador, contribuiu com a formação de vários profissionais no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva e na graduação de medicina da UERJ”, afirmou Gulnar Azevedo e Silva, presidente da Abrasco e também professora e ex-diretora do IMS/UERJ.
Gulnar, em nome de toda a Associação, solidariza-se com familiares, amigos e colegas de trabalho: “Com certeza uma grande perda. Profissional que dedicou sua vida à formação de pessoas no campo da saúde e que, como ser humano, em todos os espaços de atuação, defendeu até o final a igualdade de direitos e a pluralidade de ideias”.
Fonte: Abrasco
Foto: Flaviano Quaresma