Reativação da Rede Interagencial de Informações para a Saúde (RIPSA)
Cerimônia de reativação da Rede ocorreu em 14/08/23.
Veja o vídeo e saiba mais sobre a RIPSA!
A Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI) do Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), realizou, no 14 de agosto, o evento de reativação da Rede Interagencial de Informações para a Saúde (RIPSA).
A cerimônia contou com a presença de 150 convidados, entre autoridades em saúde pública de todo país, além dos membros titulares e suplentes das 45 instituições integrantes da RIPSA.
A RIPSA é uma rede não hierarquizada, de natureza colaborativa, solidária e integrada, voltada para geração, análise e disseminação de dados aplicados às políticas públicas de saúde no Brasil e que, durante mais de vinte anos, articulou um conjunto de instituições nacionais para que estabelecessem um conjunto de indicadores básicos sobre as condições de saúde e seus determinantes, a partir de informações facilmente acessíveis pelos usuários e construídas mediante processo de pactuação interinstitucional.
Composta por instituições governamentais e não governamentais envolvidas na definição, produção e análise de dados, informações e indicadores relativos à situação de saúde dos brasileiros, a RIPSA foi instituída em 1996, pelo Ministério da Saúde, em cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), para promover ações de intercâmbio de conhecimentos que aprimorassem a análise dessa situação, a gestão da informação, o planejamento, o monitoramento e a avaliação da saúde da população brasileira.
Nesse sentido, a Rede promove a interlocução e os esforços colaborativos para disponibilizar uma base de indicadores periodicamente atualizada e promover consenso sobre temas de interesse para a melhoria da informação em saúde. A interação conseguida é de grande relevância no contexto do sistema de saúde brasileiro com um vasto potencial a ser explorado continuamente.
A reativação da RIPSA é um marco essencial para o campo da saúde e o retorno dos seus trabalhos gerará frutos capazes de fomentar mecanismos indutores de fortalecimento e de aprimoramento da gestão da informação em saúde para o apoio aos processos decisórios no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
(vídeo produzido pela equipe de Comunicação do Departamento de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde (DEMAS/SEIDIGI/MS))
Fontes: Ministério da Saúde e Biblioteca Virtual em Saúde